Segundo Kant apenas conhecemos os objectos no espaço e no tempo (razão teórica).Tentar conhecer a existência de Deus através da razão teórica, é algo que está condenada ao fracasso.
O Homem não é apenas um ser racional, é também um ser emocional e moral (razão prática). E segundo Kant é somente através dessa via que conseguimos chegar á existência de Deus.
Tal como Kant concluiu o ser humano procura o "sumo bem" (união da virtude e felicidade). Porém a virtude e a felicidade, nem sempre andam juntas, pois não dependem uma da outra. A virtude torna o Homem digno de ser feliz, e para alcançar a felicidade, o Homem terá de unir a vontade racional com a lei moral. Esta união exige um progresso indefinido, e apenas possível de ser admitido com uma alma imortal pertencente a um mundo inteligível.
Com isto, é possível fazer a ligação entre Virtude, Felicidade e Imortalidade com a existência de Deus, pois Deus só pode ser provado a partir das exigências morais da razão prática e não da razão teórica.
O Homem não é apenas um ser racional, é também um ser emocional e moral (razão prática). E segundo Kant é somente através dessa via que conseguimos chegar á existência de Deus.
Tal como Kant concluiu o ser humano procura o "sumo bem" (união da virtude e felicidade). Porém a virtude e a felicidade, nem sempre andam juntas, pois não dependem uma da outra. A virtude torna o Homem digno de ser feliz, e para alcançar a felicidade, o Homem terá de unir a vontade racional com a lei moral. Esta união exige um progresso indefinido, e apenas possível de ser admitido com uma alma imortal pertencente a um mundo inteligível.
Com isto, é possível fazer a ligação entre Virtude, Felicidade e Imortalidade com a existência de Deus, pois Deus só pode ser provado a partir das exigências morais da razão prática e não da razão teórica.
Muito bom. Muito bem resumido. Claro e correto. Adílio Soares - Professor de Filosofia.
ResponderEliminarUm hábil jogo de palavras. Kant não tem como provar a existência de Deus, apenas seguiu a tradição. Trocou fé por uma ideia de moral pra explicar a imortalidade da alma.
ResponderEliminarvocê está corretíssima, a ciência exige provas práticas e cientificamente deus não se comprova a filosofia no entanto se dá o direito de praticar sofismas.
Eliminartem uma passagem que procuro da crítica da razão pura em que ele diz assim deve existir uma ligação entre homem e deus que o criou e portanto se existe essa ligação deus existe. kkkk
sem querer provar ou desprovar o que quer que seja, penso que o ideal de moral ou ..virtude torna o "viver" em Deus um jogo bem mais interessante e activo e com provas por demais evidentes da sua existência e providencia do que uma crença cega num dogma morte onde os fieis oram a um Deus que nao procuram alcançar pessoalmente.. acredito que se Deus criou o homem e nos guiou através deste caminho todo é porque ele deseja um relação pessoal com ele. tudo isto para dizer que acabo de concordar com o ponto de vista de kant.
ResponderEliminarGostei!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDe fato, na filosofia de Kant, sem essa conexidade entre virtude e felicidade, as finalidades mais elevadas da conduta humana estariam separadas e, quiçá, até mesmo em contradição. Assim, as ideias de uma existência futura e de um Deus que a dê causa surgem como condições unificadoras das finalidades humanas, condições que, aliás, nos induzem a agir de forma moral.
ResponderEliminarOra, nesse sentido, se nos conduzimos de modo moralmente correto, imediatamente demonstramos alguma fé pragmática na existência de um Deus.
Diga-se de passagem: nesse trecho da crítica, Kant não faz a mínima questão de provar a existência de proposições morais objetivamente verdadeiras; do contrário, ele simplesmente as pressupõe como existentes.
Indiscutivelmente, foi um grande pensador e expõs suas convicções de forma segura (dentro de seu campo representavito) porém ele não tem argumentos que não sejam sustentados sobre a existência de Deus. Filosoficamente, Deus pode ser apresentado, assim como quaisquer outros animados ou inanimados. Porém de forma satisfatória a única forma que temos de apresentar a Deus, é na experiência racional com ele, onde provas "concretas", tocáveis, não são abertas ao longo das experiências obtidas com o processo. Deus existe, porém enigmático demais para quem busca conhecê-lo em detalhes, e muito simples de ser encontrado para quem simplesmente sente saudades e necessidade da presença dEle.
ResponderEliminarUMA BOSTA
ResponderEliminarTEU CU!1!1!
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